PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Em nível ontogenético, a personalidade humana é resultado de dois processos distintos de desenvolvimento. Por um lado, é resultado do processo de hominização. Por outro, é resultado de um processo histórico e cultural de desenvolvimento, do processo de humanização que se dá pela apropriação da cultura. Sobre a formação ontogenética humana, analise as assertivas a seguir:

  I.          O processo ontogenético de formação humana é, em essência, um processo de aprendizagem.

 II.          A criança já nasce humanizada. O que ela ainda precisa adquirir é o processo de hominização.

 III.          A personalidade humana é resultado dessa complexa interação entre desenvolvimento biológico e cultural.

 IV.          Para que uma criança se desenvolva em suas máximas potencialidades, ela precisa se apropriar da cultura.

  V.          O desenvolvimento ontogenético é caracterizado pelo desenvolvimento físico e neurológico da criança.

 

É correto o que se afirma em:


I , III e V, apenas.


I, III, IV, apenas


III e IV, apenas.


I, II, III, V, apenas.


I e III, apenas.

O estágio pré-operatório, também denominado de pré-operacional, é um dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo propostos por Piaget. Nesse período, a inteligência é caracterizada pela lógica pré-operatória. Esse estágio se caracteriza pela irreversibilidade do pensamento da criança, entre outros importantes aspectos. Sobre o conceito de reversibilidade e irreversibilidade do pensamento, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


A reversibilidade do pensamento diz respeito à noção da criança de que uma operação pode ser feita em sentido inverso.


A superação da irreversibilidade ocorre no período operatório formal.


A irreversibilidade do pensamento se caracteriza pela falta de representação mental dos objetos.


A reversibilidade do pensamento é caracterizada pelo raciocínio hipotético-dedutivo.


A reversibilidade do pensamento se refere à capacidade cognitiva de organizar as informações em sistemas.

O termo desenvolvimento pode ser utilizado em vários contextos e para se referir a diferentes processos. Quando nos referimos, especificamente, ao ciclo vital, por exemplo, o conceito de desenvolvimento diz respeito às alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida de uma pessoa e que passam a fazer parte de sua constituição individual. Sobre o conceito de desenvolvimento entendido em seu sentido geral, analise as assertivas a seguir e marque as alternativas com V, de verdadeiro, e F, de falso.

 (  ) O processo de desenvolvimento engloba as transformações cognitivas e emocionais pelas quais o sujeito passa ao longo de sua vida.

 

(   ) O desenvolvimento não engloba o processo de ontogênese.

 

(   ) O desenvolvimento não está relacionado com o processo de aprendizagem.

 

(   ) O desenvolvimento envolve as mudanças nas formas de relações sociais e na afetividade dos indivíduos.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F – F – F – V.


V – F – F – V.


F – V – F – V.


V – V – F – V.


V – F – V – F.

O processo de formação humana pode ser compreendido a partir de três dimensões: a filogenética, a cultural e a ontogenética. É a dimensão ontogenética que busca compreender a constituição de cada indivíduo em específico. Ela busca explicar como cada pessoa se desenvolve, constitui sua personalidade. É o campo de estudo que busca compreender como cada indivíduo se torna único, singular. Sobre o processo de ontogênese, assinale a alternativa correta: 


Está relacionada, exclusivamente, aos eventos não compartilhados que são específicos da história de um indivíduo.


Ontogênese e filogênese estudam a constituição de cada indivíduo em particular.


A ontogênese é, por um lado, resultado da filogênese e, por outro, da cultura.


Ontogênese é sinônimo de cultura.


Diz respeito apenas aos eventos culturais compartilhados pelos membros de um determinado grupo social.

O termo hominização é utilizado para denominar o processo de desenvolvimento histórico que fez que desenvolvêssemos todas as características biológicas que nos distinguem enquanto espécie. O processo de hominização culmina com o desenvolvimento do Homo Sapiens e coincide com a perspectiva filogenética de desenvolvimento humano. Sobre o processo de hominização, analise as assertivas a seguir e escolha as que melhor o definem:

 I.          Em nosso processo de hominização, desenvolvemos a complexidade funcional de nosso cérebro, dentre outros aspectos relacionados com o corpo humano tal como o conhecemos hoje.

II.          Nesse processo, o homem desenvolveu a linguagem articulada complexa e o pensamento lógico-abstrato.

III.          No processo de hominização, o homem desenvolveu as características que o caracterizam ao longo de seu ciclo vital (infância, adolescência, idade adulta e velhice).

 

É correto o que se afirma em:


I, apenas


I e II, apenas


II e III, apenas


II, apenas


III, apenas

 

O século XIX é marcado pelo desenvolvimento da ciência. O crescimento da nova ordem econômica, o capitalismo, trouxe consigo o processo massivo de industrialização. Essa nova ordem social precisava de uma ciência que desse respostas e soluções práticas no campo da técnica. Houve, então, um impulso muito grande para o desenvolvimento das ciências enquanto um suporte para essa nova ordem econômica e para os problemas colocados por ela. Nesse novo contexto histórico, Wilhelm Wundt (1832-1920) é considerado o pai da Psicologia moderna ou científica.

 

 

 

 

 

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).

 

 

 

O excerto acima descreve o período de construção da Psicologia Científica. Sobre esse período, analise as assertivas a seguir:

 

 

 

I - Os estudos de Wilhelm Wundt contribuíram para tornar a Psicologia uma ciência específica, separada da Filosofia.

 

 

 

PORQUE

 

 

 

II - Wilhelm Wundt (1832-1920) criou o primeiro laboratório de Psicologia, ao realizar, na Alemanha, experimentos na área de Psicofisiologia

 

 

 

A respeito dessas asserções, analise a opção correta:

 

 

  


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 


As asserções I e II são proposições falsas. 

 

Um importante aspecto de nosso desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento da linguagem e da escrita. A linguagem surgiu durante o desenvolvimento filogenético da espécie humana. Ao longo do processo de desenvolvimento da atividade de trabalho humano, surgiu a necessidade de os indivíduos se comunicarem uns com os outros.

 

 

 

No que se refere ao desenvolvimento da linguagem e da escrita, analise as assertivas a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.

 

 

 

 

 

(   ) A linguagem e a escrita são, de fato, uma convenção social arbitrária, que funcionam como auxiliar do pensamento.

 

 

 

(   ) O desenvolvimento da linguagem e da escrita possibilitou ao homem aprender com a experiência dos demais membros de sua espécie.

 

 

 

(    ) A linguagem e a escrita estão relacionadas com a capacidade de representar, de simbolizar a realidade, de expressar uma ideia por meio de símbolos.

 

 

 

(   ) O desenvolvimento da linguagem e da escrita são dois processos distintos, que não possuem pontos em comum.

 

 

 

A alternativa que representa a sequência correta é:

  


V – V – F – F. 


F – F – F – V. 


V – V – V – F. 


F – V – F – V. 


V – F – V – F. 

A Psicologia da Educação é uma das várias ciências que dão base para a Educação, contribuindo para pensarmos o cotidiano das escolas. Psicologia e Educação se interligam, já que ambas estudam o processo de formação humana. Sobre as contribuições que a Psicologia pode trazer para a Educação, analise as assertivas a seguir e marque com (V) de verdadeiro e (F) de falso.

 

(   ) Os estudos da Psicologia contribuem para que os professores possam nortear seu trabalho pedagógico e atingir seu objetivo, que é o de transmitir o conhecimento.

 

(   ) A Psicologia da Educação contribui exclusivamente para que o professor saiba identificar e classificar as dificuldades de aprendizagem.

 

(   ) Os estudos da Psicologia da Educação contribuem para compreendermos o complexo processo de aprendizagem e desenvolvimento, em seus vários componentes e aspectos.

 

(   ) A Psicologia estuda a linguagem, a aprendizagem, a consciência, a cognição, a afetividade, dentre diversos outros aspectos que interessam ao campo educacional.

 

(   ) Os estudos da Psicologia trazem ínfimas contribuições para a prática dos professores.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – F – V – F – V.


V – F – V – V – F.


F – F – V – F – F.


V – F – V – V – V.


V – V – V – F – F.

A Psicologia da Educação ou a Psicologia Educacional é uma subárea da Psicologia. É composta por um conjunto de saberes produzidos sobre o fenômeno escolar. Assim como na Psicologia, de forma geral, na Psicologia da Educação, em específico, também temos uma diversidade de concepções e abordagens. Atualmente, defendemos uma concepção crítica de Psicologia da Educação.   

 

ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, Dez. 2008 (adaptado).

 

Sobre a concepção crítica de Psicologia Escolar adotada em nosso estudo, podemos afirmar que: 


É preciso compreender a família a qual a criança pertence. Grande parte das vezes, as dificuldades de aprendizagem ocorrem em crianças que possuem famílias desestruturadas.


Defendemos que as dificuldades de aprendizagem são causadas por disfunções orgânicas que podem ser localizadas na criança que não aprende.


A aplicação de escalas de inteligência auxilia o psicólogo na definição de quem está ou não apto para o aprendizado.


Defendemos que a Psicologia da Educação, ou Psicologia Escolar, deve buscar desvelar a realidade e alicerçar seu compromisso com a transformação social e com a formação humana em suas máximas potencialidades.


Nossa perspectiva entende que o enquadramento clínico-terapêutico deve se basear em um modelo médico, o da Psicologia Clínica.

Segundo Vygotsky (apud AITA, 2016), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais.
Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo
da criança, Vygotsky define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os
conceitos científicos.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Com base nos estudos de Vygotsky, sobre os conceitos científicos, analise as assertivas a seguir
e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) os conceitos científicos, são conceitos que se desenvolvem de forma espontânea na criança.
( ) Os conceitos científicos são abstratos, são generalizações do pensamento que se desenvolvem
a partir de um processo sistemático de ensino.
( ) o conceito científico é abstrato, possui diferentes graus de generalidade e se insere em um
sistema conceitual
( ) o ensino sistemático dos conceitos científicos provoca o desenvolvimento do pensamento
abstrato da criança.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – V– V – V 


V – V – F – F 


F – F – V – V 


F – V – F – F 


V – V – V – F